Analytics

segunda-feira, 18 de março de 2013

O livro digital e as livrarias brasileiras


Atendendo uma proposta do amigo Marcus Telles das Livrarias Leitura, realizamos uma pesquisa com alguns livreiros e profissionais envolvidos com o varejo de livros. Esta pesquisa tinha como principal objetivo entender a visão dos livreiros frente às mudanças que a expansão do comercio de livros digitais está trazendo para quem já é livreiro.

Foram convidados a responder esta pesquisa cerca de 30 pessoas, ocupando posições de decisão em suas empresas. Além destes livreiros, também foram convidados profissionais envolvidos com o livro digital nas áreas de produção e desenvolvimento, para que o painel pudesse ter uma visão sobre as oportunidades que o mercado brasileiro tem a oferecer sobre este negócio, para evitar uma visão excessivamente marcada pelo temor que este novo mercado parecia exercer sobre os livreiros em geral.

A boa surpresa desta pesquisa, mesmo considerando que obtivemos apenas 18 respostas, é que todos parecem enxergar oportunidades em todas as áreas. Já não há mais uma percepção que o e-book é um “inimigo” do livreiro, ou pelo menos para quem está mais inteirado do tema, esta é uma posição ultrapassada.

Convido você a ver as perguntas, conferir as respostas e trazer sua opinião e análises sobre estes números. O que acha? Estamos já num ponto de amadurecimento do mercado em que é possível que o livro impresso e o digital continuem crescendo sem canibalização do varejo tradicional?
Confira!

2 comentários:

Anônimo disse...

O livro impresso sempre terá seu espaço. Que venha as novas TI!

Anônimo disse...

Gerson,

Muito interessante a sua pesquisa e que merece ser analisada por muitos do mercado livreiro.

Relacionada com o livro digital, você evidencia muitos problemas vividos pelo nosso mercado e aponta quais caminhos nós livreiros devemos trilhar. Vale à pena repetir essa pesquisa e recomendo para todos os interessados do mundo do livro.

Parabéns pela pesquisa.