Ainda esta semana li um artigo comentando sobre o fato de
que com os longos anos de inflação no Brasil, os departamentos financeiros das
empresas praticamente assumiram a predominância na gestão das empresas no
país. A esta predominância do financeiro
sobre a visão do negócio eu reputo a maior parte das tragédias empresariais no
Brasil.
Grandes marcas que tinham um público fiel viram suas
histórias serem jogadas na lata do lixo, por conta de profissionais com uma
visão estreitíssima do mundo empresarial. O mundo das planilhas.
Sabemos muito bem que sem uma gestão equilibrada e controle
administrativo até o negócio mais rentável pode virar fumaça, mas quando uma
marca que tem o seu sucesso baseado em qualidade tem a sua lógica empresarial
voltada apenas para redução de custos, desprezando seus clientes e sua
história, o destino é a lata de lixo.
Esta reportagem da GloboNews sobre a fábrica de guitarras Fender,
poder parecer uma história sobre música ou instrumentos musicais, mas em minha
opinião é uma aula de gestão de empresas. Depois de ter sido adquirida por executivos financeiros, a empresa fundada por Leo Fender quase desapareceu e só pode recuperar-se quando a paixão voltou a habitar a sua linha de montagem. Se não há paixão, até mesmo uma marca
poderosa como a Fender pode virar sucata. Com quantas marcas você já viu acontecer
isso? A sua marca tem apaixonados construindo-a todos os dias?
Clique aqui para assistir o vídeo no site da GloboNews
Clique aqui para assistir o vídeo no site da GloboNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário