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domingo, 25 de maio de 2014

O que as guitarras Fender tem a nos ensinar sobre gestão de empresas

Ainda esta semana li um artigo comentando sobre o fato de que com os longos anos de inflação no Brasil, os departamentos financeiros das empresas praticamente assumiram a predominância na gestão das empresas no país.  A esta predominância do financeiro sobre a visão do negócio eu reputo a maior parte das tragédias empresariais no Brasil.

Grandes marcas que tinham um público fiel viram suas histórias serem jogadas na lata do lixo, por conta de profissionais com uma visão estreitíssima do mundo empresarial. O mundo das planilhas.

Sabemos muito bem que sem uma gestão equilibrada e controle administrativo até o negócio mais rentável pode virar fumaça, mas quando uma marca que tem o seu sucesso baseado em qualidade tem a sua lógica empresarial voltada apenas para redução de custos, desprezando seus clientes e sua história, o destino é a lata de lixo.


Esta reportagem da GloboNews sobre a fábrica de guitarras Fender, poder parecer uma história sobre música ou instrumentos musicais, mas em minha opinião é uma aula de gestão de empresas. Depois de ter sido adquirida por executivos financeiros, a empresa fundada por Leo Fender quase desapareceu e só pode recuperar-se quando a paixão voltou a habitar a sua linha de montagem. Se não há paixão, até mesmo uma marca poderosa como a Fender pode virar sucata. Com quantas marcas você já viu acontecer isso? A sua marca tem apaixonados construindo-a todos os dias?

Clique aqui para assistir o vídeo no site da GloboNews

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